terça-feira, janeiro 10

Três coisas lindas


De tudo ficaram três coisas:
A certeza de que estamos começando.
A certeza de que é preciso continuar.
A certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar.
Façamos da interrupção um caminho novo... 
Da queda, um passo de dança.
Do medo, uma escada.
Do sonho, uma ponte. 
Da procura, um encontro!

One day, David Nicholls



Acabo de terminar a minha leitura. Não sei explicar muito bem o que passa pela minha cabeça. Talvez seja o sono (02:24 am, 10 janeiro - 2011) ou como as últimas quatrocentas e sete páginas mexeram comigo. 
"Vinte anos. Duas pessoas. Um dia" o cenário principal é Londres. Dois jovens que acabam de se formar na universidade, passam a noite juntos. Uma mistura de álcool, perspectivas e uma admiração de anos, eles passam a noite conversando e trocando carinhos. Falam sobre planos e projetos, sobre os anseios da vida adulta. Isso tudo misturado com desejo e uma pitada de timidez. 
Eles que achavam que nunca mais se veriam, que seus caminhos seriam destintos e a diferença social iria os separar, acabam ligados durante muito tempo. Os altos e baixos são muitos! E as mudanças também. Entretanto, nada muito previsível. 
Esse livro fala sobre tentativas. Mostra como o mundo é pequeno e como singelos detalhes fazem muita diferença. Nos faz perceber que nunca é tarde para fazer o que realmente desejamos. E mais uma vez, deixa bem claro que a vida dá muitas voltas. Que vale a pena lutar por aquilo que se quer, mesmo que pareça impossível. 
Muitos detalhes que parecem familiar na literatura ganham um toque especial pela maneira que são passados. Vale a pena ler e se deliciar neste romance real. Não tenho negar a ansiedade para assistir o filme. Se você, leitor, por acaso já tiver lido este livro também, me diga o que achou. E agora, até um dia

( Karen Garcia )