segunda-feira, novembro 21

Bela flor,

Nasceu na serra e ainda muito nova foi transportada para o litoral. A brisa do mar coloriu seu miolo de flor campestre. Recebeu água fresca em um jardim tranquilo. 
Após um inverno rigoroso, vieram as chuvas de verão e uma mudança brusca de habitat aconteceu. O seu crescimento em andamento fez com que a adaptação fosse superada com tranquilidade. Embora se sentisse litorânea, de fato era uma flor dos campos serranos. Os dias eram tranquilos, ora chuva, ora sol. 
O crescimento de suas pétalas gerou a necessidade de um jardim mais amplo. Sentiu saudade do litoral. 
A adaptação seria brusca e dura, mas, porque não tentar? Até chegar ao seu estimado jardim, levou um tempo. Saíra da serra  no final do outono, o transporte foi balançado e o caminho até lá gerou uma certa bagagem. Folhas foram machucadas e sua coloração foi um pouco modificada. 
De volta ao litoral e tudo era paz. Era primavera e aquela brisa suave dava-lhe a sensação de estar em casa. Boas lembranças de quando era apenas um brotinho sempre passavam por sua cabeça, polinizou e foi polinizada. Suas pétalas puderam crescer, tomando uma superfície firme e aveludada. O claro miolo já produzia um doce pólen e encantava a todos que estavam a sua volta. 
Quebra na cadeia alimentar. O jardim todo havia sido afetado. O aroma de mudança estava no ar e gerou instabilidade. Sentiu medo e tristeza. A mudança foi feita com pesar e dificuldade, suas raízes já estavam um tanto extensas, mas aquela terra passaria por momentos de seca devido a quebra de um ciclo. 
Mais uma vez, encontrava-se na serra. A mudança era brusca e dessa vez estava lá contra sua vontade. Dois outonos se passaram. Havia sido um biênio difícil e embora suas pétalas estivessem um pouco machucadas, o último outono havia sido ameno. Dias curtos e frescos, era época de colheita.

( Karen Garcia