sexta-feira, janeiro 13

ENEM: O que é você?

Há um bom tempo eu acompanho notícias sobre o ENEM. Nos vestígios da minha memória , há  anos atrás era apenas uma prova um pouco desconhecida e até um pouco ignorada por muitos estudantes uma vez que parecia não acrescentar em nada em seu ingresso nas universidades. Não podemos comparar o ENEM de 12 anos atrás, que teve 157.221 inscritos, com por exemplo a prova do ano passado, que atingiu um número de 6.221.697! A visão do vestibulando brasileiro mudou, o sistema de prova mudou, o posicionamento das universidades e do Governo do Estado mudou também. 
Em 2009, houve uma significativa modificação na prova mais importante do país. Outro modelo, outra metodologia. Uma nova forma de avaliar. A unificação do vestibular de faculdades federais utilizando o modelo do ENEM. Desde então, a cada edição, o Exame Nacional do Ensino Médio, que antes era utilizado apenas para avaliação da qualidade de ensino no país, agora contava também como acesso ao ensino superior em universidades públicas. Passando assim a ser vítima de escândalos a cada edição. 
Vazamento de gabarito, erro de impressão. Correção inadequada de redações, falta de transparência. Os motivos são vários. A cada ano, milhões de vestibulandos passam por uma fase tensa a espera pela resposta do ENEM  e logo em seguida à clausura (loucura, fissura, tortura!) que é o SiSu! 
Após 14 anos de atividade, eu terei a honra(?) de fazer a tão esperada prova! Eu vou estudar, me esforçar e dar o melhor de mim para obter um bom resultado no tal Exame Nacional. Eu acredito que vou estar fazendo o que milhões de jovens brasileiros fizeram.. Entretanto, será que a resposta que terei é a repetição da mesma ladainha de todos os anos anteriores?! Será que darei a sorte de ter a minha redação sorteada às escusas para ser corrigida ou eles levaram em conta a minha caligrafia e pensar se vale ou não a pena ganhar um real para corrigir a minha redação com gosto?! 
Eu espero que tudo dê certo. Para mim e para todos que irão fazer o ENEM 2012! E para os que fizeram no ano passado, espero que vocês tenham dado o máximo de vocês para poderem reivindicar os seus direitos para com as suas provas.