sexta-feira, agosto 17

Aceitação do inaceitável


            Todos sabem do que se trata, sabem que não está certo, sabem que tem que mudar, sabem que assim não pode ficar. Todos sabem que é ilícito, sabem que o dinheiro sai dos nossos bolsos e que poderia estar salvando vidas e mudando o cenário do país. Falta educação, qualidade de vida e segurança. O trânsito é um caos, a saúde é um buraco negro e insistimos chamar o ilegal de informal.
            A existência dos paraísos fiscais, dinheiro na cueca e mensalão, todos sabem. A negligência pública, desvios de verbas e mansões no litoral, todos sabem. Todos sabem os altos números de mortalidade infantil, analfabetismo e criminalidade.
            E por que não mudar? Por que não fazer? Por que não agir? Com que régua se mede o valor de uma vida? E das vidas? As vidas que todos os dias são perdidas pelas cidades de um país tão maravilhoso... Que perdem seu valor nas estradas em pequenos corpos explorados sexualmente... Que desaprendem a sonhar ofuscado pela pobreza...
            Está faltando ação. Está faltando o barulho. Aquele barulho que fazemos pelo gol no futebol, precisa ser feito pela educação. É preciso gritar pela qualidade de vida. Afinal, como ir bem num país que vai mal?
            Menos pão e circo e mais cidadania. Quanto vale o tempo que ficamos em frente à TV? Quanto vale a nossa inércia quebrada? O alcance da sua voz vai depender da sua força de vontade. Depende de nós revertermos esse quadro. O país vai ser o que dele nós fizermos e nossas atitudes diárias, as mais singelas, já fazem grande diferença. Todos sabem e todos precisam agir. É preciso agir!  Vamos fazer juntos?