terça-feira, março 13

Neuseli Cardoso: Questão de Justiça


TEDxBaiaDaIlhaGrande - Neuseli Cardoso - Questão de Justiça 

Neuseli Cardoso, fala emocionada sobre a história de seu povo, uma comunidade caiçara que está a mais de cento e sessenta anos na Vila do Aventureiro, Ilha Grande - Rio de Janeiro. 


Nativa da Praia do Aventureiro, na Ilha Grande, Neuseli, além de conhecida por todos da região, é professora alfabetizadora e especialista em educação ambiental. Tem três livros publicados: Lendas da Ilha Grande, Cura, Sabor e Magia nos quintais da Ilha Grande e Onde Deixei Meu Coração, a história dos últimos caiçaras da Ilha Grande.

Resumo da Palestra por Roane Verissimo

Em depoimento emocionado, Neuseli Cardoso, caiçara nascida na praia do Aventureiro em Ilha Grande, contou costumes e hábitos da sua comunidade, existente há cerca de 160 anos. A maior parte dos moradores sobrevive da agricultura familiar, coleta de alimentos e pesca artesanal.

Hoje ela se preocupa com a preservação local. Depois que a praia foi transformada em reserva biológica, em 1981, foram criadas regras que modificaram os hábitos dos nativos e trouxeram conflitos. As autoridades não explicaram as implicações das mudanças para os moradores.

A palestra aconteceu no dia 14 de Outubro de 2011 

Nenhum comentário:

Postar um comentário